Edital de Citação

Avaliação do Usuário

editaldoc

Porto Itapoá inaugura ampliação

Avaliação do Usuário

Investimento de R$ 360 milhões amplia capacidade de movimentação para 1,2 milhão de TEUs/ano e gera mais de 300 empregos

portoinaugura2018

Atento a demanda nacional de infraestrutura portuária segura, ágil e eficiente, o Porto Itapoá, que começou a operar em 2011 no Norte de Santa Catarina, acaba de inaugurar as obras de sua primeira fase de expansão, dobrando a capacidade de movimentação para 1,2 milhão de TEUs/ano. As obras de ampliação incluíram 100 mil m² adicionais de pátio, 170 metros de píer e totalizaram investimento de R$ 360 milhões.

“A expectativa é de que a capacidade instalada de 1,2 milhão de TEUs/ano seja completamente utilizada até o fim de 2019, período em que as novas vagas serão preenchidas”, destaca Cassio Schreiner, diretor presidente do terminal.

O evento, que ocorreu no dia 9/8, contou com a presença de mais de 500 pessoas e foi realizado já na nova área do pátio. Para Cassio a inauguração é um passo essencial para o crescimento do terminal, que terá mais uma fase de expansão. “No futuro, prevemos chegar a uma capacidade de 2 milhões de TEUs.”

Com a nova configuração, o Porto Itapoá passa a ter 250 mil m2 de pátio, 800 metros de píer e conta com 6 portêineres, somando uma das maiores capacidades instaladas de movimentação de contêineres do Sul. Atua com cargas que têm como origem ou destino Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai. Segundo levantamento da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), no primeiro quadrimestre de 2018, Itapoá foi o quinto terminal em movimentação de contêineres.

O Porto Itapoá também se destaca pelos índices de produtividade e agilidade. “Trabalhamos com um dos melhores índices de MPH (Movimentos Por Hora) do País, com recordes que chegam a mais de 150 MPH. Além disso, nossos indicadores de liberação de cargas também tem sido um dos mais ágeis dentre os portos brasileiros”, enfatiza o diretor presidente.

Porto Itapoá inaugura primeira fase das obras de expansão

Avaliação do Usuário

Na próxima quinta-feira, dia 9, o Porto Itapoá, localizado no Norte de Santa Catarina, inaugura a primeira fase de sua obra de expansão. As obras de ampliação, iniciadas em 2016, irão dobrar a capacidade instalada do terminal.

 

A última autorização necessária para que o Porto Itapoá, em Santa Catarina, dê início às operações em uma nova área adicional de 60 mil m² foi oficializada na segunda-feira (5/3), com a sua publicação no Diário Oficial da União. Com a nova área, recém-construída, o pátio de contêineres do porto passa a ter 210 mil m², com capacidade estática de 18 mil contêineres.

 

O Termo de Liberação da Operação (TLO), emitido pela ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), era o último requisito para o licenciamento total da obra, após concluídas as fases de alfandegamento (Receita Federal), Segurança (Conportos) e Licenciamento Ambiental (Ibama), iniciadas em novembro de 2017.

Com todas as licenças relativas às obras de expansão concedidas, foi dado início às movimentações para preenchimento da nova área de 60 mil m², agilizando a operação do terminal como um todo.

A assessoria de comunicação do porto informou, em nota, que ao longo dos próximos dias 4 mil unidades de contêineres ocuparão a nova área, o que abrirá um espaço importante para que as operações continuem sendo realizadas de forma ágil e segura.

A entrega das obras em fases faz parte da estratégia do Terminal para atender a alta demanda dos últimos anos. A cada área finalizada, um novo processo de licenciamento é iniciado com o intuito de evitar gargalos operacionais na movimentação de contêineres.

Expansão do Terminal

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011 com uma infraestrutura capaz de movimentar 500 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. Desde 2013, esta capacidade já vinha sendo superada e, para atender à demanda cada vez maior do mercado, o terminal deu início ao seu processo de ampliação naquele mesmo ano. Em outubro de 2016, depois da obtenção de todas as licenças, as primeiras obras tiveram início.

As obras desta primeira fase de expansão continuam até maio, quando devem estar finalizados mais 40 mil m² de pátio e mais 170 metros de píer, que passará a ter 800 metros de comprimento. Ainda em 2018, o Porto Itapoá terá capacidade de movimentação de 1,2 milhão de TEUs/ano.

O projeto de expansão contempla ainda 200 mil m2 adicionais de pátio, já com aterro em andamento, e 410 metros de píer (um berço), cuja evolução acontecerá nos próximos três anos.

Muito rock and roll em Itapoá neste final de semana

Avaliação do Usuário

batata

Oportunidade no Porto a moradores que trabalharam na obra

Avaliação do Usuário

Moradores de Itapoá que trabalharam na obra de ampliação do Porto Itapoá têm novas oportunidades: o Terminal está oferecendo treinamento na área portuária para capacitação a futuras vagas no empreendimento ou outras empresas da área. Assim, se você trabalhou na obra de ampliação e é residente de Itapoá, entre em contato com a Central de Recepção da Mão de Obra e atualize seus dados. Ter as informações atualizadas é de extrema importância para que os contatos sejam efetivos, visto que ocorrem via telefone ou e-mail. Todos as pessoas que trabalharam na obra podem participar dos treinamentos.

Como hoje uma das vocações de Itapoá é a operação portuária, os treinamentos preparam os interessados para atuar em qualquer atividade relacionada à logística portuária, permitindo ampliar as possibilidades de trabalho para a retroárea. Para os interessados em seguir uma carreira no Porto Itapoá em específico, é importante lembrar que um dos requisitos é ter ensino médio completo. De toda forma, o perfil de todos os participantes será compartilhado para outras empresas da área, aumentando a possibilidade de novas oportunidades. Esse treinamento faz parte do programa de mobilização e desmobilização da mão de obra que é realizado desde o início da expansão. A partir dele foram criadas diferentes atividades a fim de capacitar moradores de Itapoá e contratar a mão de obra local.

A primeira atividade foi a criação de uma Central de Recepção da Mão de Obra, a qual recebe currículos e faz o cadastro dos interessados em trabalhar na expansão. Depois, com o cadastro dos interessados, foi ofertada a capacitação de auxiliar da construção civil para a comunidade local. De forma gratuita, os interessados puderam conhecer mais sobre a construção civil e se capacitarem para vagas da obra. Cerca de 80% dos participantes do curso ingressaram na obra e fizeram parte da equipe da expansão. Já com a equipe contratada, diferentes treinamentos também foram ofertados, de acordo com a área e atividade exercida por cada colaborador.

Agora, com parte da obra finalizada, os treinamentos não acabaram. Gilson de Souza, morador de Itapoá há 24 anos, já realizou o treinamento e aprovou. Depois de trabalhar quatro meses na obra, já participou da capacitação e agora está em processo seletivo no Terminal. “Foi uma oportunidade muito boa. Já trabalhei na área portuária, mas com o treinamento consegui aprofundar meus conhecimentos, foi muito interessante”, afirma.

Para os interessados, a Central de Recepção da Mão de Obra está localizada em frente ao Porto Itapoá, com atendimento de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações também podem ser obtidas pelo whatsapp (47) 99936-0161.