Artigo de professor da Udesc Joinville é destaque em revista internacional

Avaliação do Usuário

O professor Edmar Martendal Dias de Souza, do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, teve artigo publicado como capa na revista Separation Science Plus. O projeto foi publicado na edição de julho.

A pesquisa aborda as diferenças na composição aromática de cervejas produzidas com uma técnica de lupulagem intitulada "dry-hopping". No artigo, as variáveis envolvidas nessa técnica foram avaliadas e analisadas com ferramentas estatísticas para melhor compreensão dos dados.

O projeto de pesquisa do artigo contou com docentes e alunos da graduação e da pós-graduação da Química entre eles os acadêmicos Duan Ceola e Ricardo Dagnoni Huelsmann e o professor José Augusto da Col.

"Diferentemente do que estamos acostumados, onde o aluno se adequa à linha de pesquisa do professor, esse artigo é fruto de uma linha de pesquisa que se originou do interesse do acadêmico Duan Ceola, especialista em lúpulo, agora conhecido como "hop master", linha essa que interessou outros alunos e conta com a indispensável participação do professor José Augusto", contou o professor Edmar Martendal.

Mais informações sobre o artigo podem ser obtidas pelo link: https://onlinelibrary.wiley.com.

Alunas embarcam para os Estados Unidos para disputar final de competição internacional

Avaliação do Usuário

As cinco finalistas brasileiras do Technovation Challenge, competição internacional de tecnologia apenas para meninas, embarcam neste domingo (11) para os Estados Unidos. No país, a equipe composta por estudantes do Câmpus Xanxerê do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conhecerá empresas no Vale do Silício, na Califórnia, e participará da final da competição.

As alunas Ana Júlia Giacomeli, Anna Carolina Ferronato da Silva, Clara Pithon da Silva, Emanuela Maraskin e Jhuly da Silva Carvalho, serão acompanhadas pelo professor de Informática e mentor do grupo, Alex Weber, e ainda pela embaixadora nacional da competição, Alice Stippe Rodrigues.

A embaixadora, que esteve em Xanxerê durante a semana, explica que o grupo participará de dois momentos de avaliação: uma feira de ciências e uma apresentação em formato pitch. No primeiro, o aplicativo e o plano de negócios desenvolvidos pelas alunas serão avaliados de perto por uma comissão de avaliação. “Os jurados vão mexer no aplicativo com calma, avaliar as funcionalidades, avaliar a criatividade, e ler o plano de negócios”, explica a embaixadora da competição.

No segundo momento, as alunas participam do “pitch”, no qual terão quatro minutos para defender o projeto em inglês. Elas começarão falando do problema e da solução. Na sequência, ainda tratam do plano de negócios, dos competidores, das finanças e do aplicativo. “No início, a apresentação terá uma encenação e, no final, uma frase de efeito. Ensaiamos tudo em detalhes nesta semana que estive em Xanxerê", destaca Alice.

“Ainda não caiu a ficha. Ainda não estamos pensando muito em como vai ser, só estamos preparando tudo que precisamos deixar pronto”, conta a estudante Ana Júlia.

O grupo chega aos EUA na segunda-feira (12) para conhecer o Vale do Silício, região da Califórnia conhecida por abrigar empresas de alta tecnologia. Lá, passam por empresas como a Uber e visitam museus de tecnologia. “É uma oportunidade única. Muitas pessoas não tem essa oportunidade e nós conseguimos. É incrível. Só a viagem já é um prêmio, então vamos aproveitar muito”, afirma a aluna Clara.

As estudantes têm entre 16 e 18 anos, cursam o ensino médio técnico integrado em Informática e desenvolveram um aplicativo de celular, chamado "Safe Tears", para auxiliar no combate ao suicídio. Com esta ideia, representam o Brasil na disputa pelo primeiro lugar contra outros cinco grupos, de diferentes partes do mundo: Albânia, Espanha, Estados Unidos, Índia e Kazaquistão.

"É um marco para a cidade e a região e ampliará os horizontes dos jovens e especialmente das meninas para área da tecnologia. Elas estão abrindo uma porta gigante", acredita o professor de Informática do IFSC e mentor do grupo, Alex Weber.

Além de aprenderem mais na área de tecnologia da informação, as alunas também precisaram do auxílio de outros servidores do IFSC, como do setor de psicologia, para tratar com sensibilidade e cuidado o tema do suicídio. "Independente de todos os obstáculos que enfrentamos até aqui, chegar na final é uma grande vitória, porque vamos conseguir divulgar o aplicativo e incentivar outras meninas a participar", afirma a estudante Emanuela.

Conheça melhor a ideia da equipe.

Entenda a competição no site oficial.

Mais de 350 alunos estão classificados para a final da Obmep

Avaliação do Usuário

356 é o número de alunos do Instituto Federal de santa Catarina (IFSC) num universo de mais de 18 milhões de inscritos que estão classificados para a segunda e última fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2019). Essa edição registra um novo recorde de escolas participantes, 54.831, entre instituições públicas e privadas. Desde 2017 a prova foi aberta para escolas particulares também. A divulgação dos classificados aconteceu sexta-feira (5).

A prova da 2ª fase se caracteriza pela aplicação de prova discursiva, de caráter classificatório, composta de seis questões valendo até 20 pontos cada. Agendada para 28 de setembro (sábado), às 14h30 (horário de Brasília), ela terá duração de 3h, exceto para os alunos com necessidades especiais que precisarem de auxílio para a realização da mesma. Nesses casos, a duração será de 4h.

9 de agosto é o prazo para as escolas solicitarem, via portal da Obmep, tratamento especial para alunos sabatistas, portadores de necessidades especiais, transferências e acerto de nomes incorretos. Já os locais de provas serão divulgados em 27 de agosto. Os premiados serão conhecidos em 3 de dezembro.

Os 17 câmpus e o respectivo número de alunos classificados para a última etapa da Olimpíada são:


Câmpus Araranguá - 31 alunos
Câmpus Canoinhas – 12 alunos
Câmpus Caçador - 19 alunos
Câmpus Chapecó – 19 alunos
Câmpus Criciúma – 19 alunos
Câmpus Florianópolis – 62 alunos
Câmpus Garopaba – 12 alunos
Câmpus Itajaí – 19 alunos
Câmpus Jaraguá do Sul-Centro – 19 alunos
Câmpus Joinville – 31 alunos
Câmpus Palhoça – 19 alunos
Câmpus São Carlos – 12 alunos
Câmpus São José – 19 alunos
Câmpus São Miguel – 19 alunos
Câmpus Urupema – 6 alunos, e
Câmpus Xanxerê – 19 alunos

Preparação

O Câmpus São Carlos, que conta com 12 alunos classificados, está com as inscrições abertas, até 2 de agosto, para um projeto de preparação para a prova da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

O projeto de extensão foi intitulado “Preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) como meio de transformação social”. O professor explica que o objetivo das aulas é abordar os conteúdos que não são abordados em sala de aula e resolver os exercícios e simulados de edições passadas da competição.

Serão ofertadas 28 vagas gratuitas e qualquer aluno de escola pública ou particular que tenha sido aprovado para a segunda fase (nível 3) da Obmep pode se inscrever. Para isso, é necessário enviar um e-mail para o coordenador do projeto, professor Elton Félix: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . No e-mail é preciso escrever: nome completo; escola em que está regularmente matriculado; e número de acertos da primeira fase.

As aulas serão realizadas com materiais específicos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), especificamente para a Olimpíada. O projeto será sempre nas segundas-feiras, das 18h40 às 20h40, iniciando em 5 de agosto e finalizando em 23 de setembro de 2019, no Câmpus São Carlos.

Em Joinville, os estudantes do IFSC além de participarem de um grupo de estudo para a Obmep também puderam compartilhar seus conhecimentos e o amor pela matemática com estudantes da rede municipal. Por meio do projeto de extensão Divulgação e preparação para olimpíadas de matemática em escolas da rede municipal de Joinville, João Marcos de Oliveira, Natália Gandra dos Santos Trigoli, Raíssa Barbi Ciscon e Sarah Isabella da Costa atenderam 85 alunos em quatro turmas, duas de nível I (6º e 7º anos) e duas de nível II (8º e 9º anos), da Escola Municipal Professora Zulma do Rosário Miranda, localizada próxima ao IFSC.

Durante as aulas preparatórias para a primeira fase da Obmep, os estudantes do IFSC acabaram descobrindo outra paixão: ensinar. Este é o caso de Natália Trigoli, do 5º módulo do técnico em Eletroeletrônica, que está toda orgulhosa com os resultados obtidos pela sua turma. “Eu nunca tinha sentido esse sentimento de orgulho de algo que eu pude ajudar. Mas só ajudar mesmo, porque o esforço foi todo deles. Os alunos que frequentaram todas as aulas, participavam das atividades e faziam os exercícios conseguiram um ótimo resultado”, comenta.

Para a segunda fase da Obmep, o projeto continua e está aberto para todos que quiserem participar. “Aproveitamos que a procura diminuiu por conta dos alunos que não passaram pra segunda fase e convidamos os alunos de outras duas escolas municipais do bairro, Governador Pedro Ivo Campos e Pastor Hans Müller, para participarem junto com os da Zulma”, explica o coordenador do projeto, coordenador local da Obmep e professor de matemática do Câmpus Joinville, Paulo Amaro dos Santos.

Segundo Paulo Amaro, a Obmep não é uma simples competição. “Nossos objetivos são fomentar o estudo da matemática, despertar talentos, incentivar a participação nas olimpíadas e mostrar que a matemática pode ser trabalhada de forma concreta e lúdica”, explica.

Mais

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é uma competição organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A Obmep é realizada desde 2005 com o objetivo de incentivar o estudo da Matemática, contribuir com a melhoria da educação básica, identificar talentos e estimular os jovens a ingressar nas carreiras científicas e tecnológicas. Na 14ª edição (2018), 122 alunos de 15 câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foram premiados.

Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Inscrições abertas para 5.189 vagas em cursos de qualificação profissional

Avaliação do Usuário

O IFSC está com inscrições abertas para 5.189 vagas em mais de 140 cursos de qualificação profissional e idiomas, gratuitos, em 24 cidades: Araranguá, Balneário Rincão, Blumenau, Caçador, Canoinhas, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Nova Veneza, Painel, Palhoça, São Carlos, São Joaquim, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema, Urussanga, Xanxerê. Há também cursos oferecidos a distância (oferta pelo Cerfead).


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Sistema de Ingresso do IFSC, de 17 de junho a 14 de julho. A seleção será por sorteio público.


Para os cursos de idiomas a partir do segundo nível, o candidato deve apresentar, no ato da matrícula, certificado de conclusão do módulo anterior ou realizar o teste de nivelamento. Caso não cumpra os pré-requisitos, poderá ser remanejado para outra turma, se houver vagas, ou ter a matrícula cancelada.


A lista dos candidatos sorteados, para a matrícula em primeira chamada, será divulgada em 17 de julho, a partir das 18h. Essa relação dos aprovados também estará nos murais dos Câmpus que oferecem os cursos.


A matrícula dos candidatos será realizada no câmpus onde o curso é ofertado, conforme horário de atendimento externo do Registro Acadêmico de cada unidade. Cabe ao candidato observar o horário de atendimento externo de cada câmpus.


Para os cursos ofertados pelo Cerfead, a matrícula será exclusivamente online. Para a realização da matrícula nos cursos, o candidato deverá observar todas as orientações descritas no quadro de vagas do Cerfead.


Para os cursos a distância ofertados pelo Campus Tubarão, o candidato poderá efetivar sua matrícula entregando os documentos pessoalmente, representado por outra pessoa ou pelos Correios.


Para saber quais os pré-requisitos e documentos necessários para matrícula, acesse o edital 12, disponível na página dos editais.


Informações adicionais sobre os cursos estão no Guia de Cursos do IFSC.


Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .


Cronograma


Período de Inscrições: de 17 de junho a 14 de julho
Sorteio público: 16 de julho, às 9h
Divulgação dos candidatos selecionados em primeira chamada: 17 de julho, a partir das 18h
Matrícula dos candidatos selecionados em primeira chamada: 18, 19 e 22 de julho
Divulgação dos candidatos selecionados em segunda chamada: 24 de julho, a partir das 18h
Matrícula dos candidatos selecionados em segunda chamada, se houver: 25, 26 e 29 de julho.


Para conferir cursos, câmpus e locais onde serão ofertados, acesse http://bit.ly/qualprof.

Abertas inscrições para 2.128 vagas em cursos técnicos

Avaliação do Usuário

Estão abertas as inscrições para os processos seletivos de cursos técnicos gratuitos em 17 câmpus do IFSC. São 2.128 vagas em 52 cursos técnicos concomitantes, subsequentes, integrados e na modalidade Proeja (que integra ensino técnico com educação de jovens e adultos). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal de Inscrições do IFSC até 17 de junho. A seleção é por meio de sorteio público.

Quem pode se inscrever


Os cursos técnicos concomitantes possibilitam ao aluno cursar paralelamente o ensino profissionalizante no IFSC e o ensino médio em outra instituição. O pré-requisito é ter a primeira série do ensino médio completa.

Os cursos técnicos subsequentes são destinados a pessoas que já concluíram o ensino médio. Por fim, os cursos Proeja unem o ensino fundamental ou médio com o profissionalizante dentro do IFSC, mas para pessoas com pelo menos 15 anos (ensino fundamental) ou 18 anos (ensino médio).

Faça a sua inscrição


Quem não tiver acesso a um computador com internet pode ir a um dos câmpus do IFSC, onde há telecentros disponíveis para a realização das inscrições (veja horários e endereços nos editais 10 e 11).

Como funciona o processo seletivo


O processo seletivo para todos os cursos será feito por meio de sorteio público em 19 de junho. O sorteio vai considerar a reserva de 50% das vagas para candidatos oriundos de escola pública e as subdivisões dentro dessa reserva de vagas, que usam critérios socioeconômicos e raciais e, ainda, as cotas para pessoas com deficiência (PCD).

A lista dos candidatos selecionados, para matrícula em primeira chamada, será divulgada em 25 de junho de 2019, a partir das 18h, no link.

Cursos disponíveis


Câmpus Araranguá
Técnico Concomitante em Eletromecânica – 36 vagas – noturno
Técnico Concomitante em Têxtil – 40 vagas – noturno
Técnico Concomitante em Produção de Moda – 40 vagas – vespertino

Câmpus Caçador
Técnico Subsequente em Logística – 40 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Eletromecânica – 40 vagas – noturno

Câmpus Canoinhas
Técnico Concomitante em Agroecologia – 40 vagas – matutino
Técnico Concomitante em Edificações – 40 vagas – noturno
Técnico Concomitante em Manutenção e Suporte em Informática – 40 vagas – vespertino

Câmpus Chapecó
Técnico Subsequente em Mecânica – 40 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Eletroeletrônica – 40 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho – 40 vagas – noturno (O curso é a distância com 54% de carga horária presencial, o que corresponde a 3 noites por semana das 19h às 22h)
Proeja Ensino Médio e Técnico em Eletromecânica – 40 vagas – noturno

Câmpus Criciúma
Técnico Subsequente em Edificações - 45 vagas - noturno
Técnico Subsequente em Eletrotécnica – 45 vagas – noturno

Câmpus Florianópolis – Centro

Técnico Subsequente em Edificações – 30 vagas – matutino
Técnico Subsequente em Edificações – 30 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Agrimensura – 27 vagas – matutino
Técnico Subsequente em Agrimensura – 27 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Mecânica – 28 vagas – vespertino
Técnico Subsequente em Mecânica – 28 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Eletrônica – 40 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Eletrotécnica – 36 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Desenvolvimento de Sistemas - 30 vagas – vespertino
Técnico Subsequente em Manutenção Automotiva – 36 vagas – matutino
Técnico Subsequente em Meio Ambiente – 25 vagas – matutino
Técnico Subsequente em Meteorologia – 40 vagas – vespertino
Técnico Subsequente em Saneamento – 24 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho – 32 vagas – noturno

Câmpus Florianópolis – Continente
Técnico Subsequente em Confeitaria – 40 vagas – vespertino
Técnico Subsequente em Restaurante e Bar – 40 vagas – matutino
Técnico Subsequente em Cozinha – 40 vagas – vespertino
Técnico Subsequente em Guia de Turismo Regional Santa Catarina – 40 vagas – noturno
Proeja Técnico em Panificação (Ensino Médio) – 40 vagas - noturno

Câmpus Gaspar
Técnico Concomitante em Modelagem do Vestuário – 30 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Administração – 40 vagas – noturno

Câmpus Jaraguá do Sul – Centro
Técnico Subsequente em Têxtil – 35 vagas – vespertino
Técnico Subsequente em Têxtil – 35 vagas – noturno

Câmpus Jaraguá do Sul – Rau
Técnico Subsequente em Mecânica – 32 vagas – matutino
Técnico Subsequente em Mecânica – 32 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Eletrotécnica – 40 vagas – vespertino
Técnico Subsequente em Eletrotécnica – 40 vagas – noturno
Técnico Concomitante em Desenvolvimento de Sistemas – 40 vagas – vespertino

Câmpus Joinville
Técnico Concomitante em Eletroeletrônica – 35 vagas – noturno
Técnico Concomitante em Mecânica – 32 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Enfermagem – 24 vagas – vespertino

Câmpus Lages
Técnico Concomitante em Informática para Internet – 40 vagas – vespertino
Técnico Subsequente em Eletromecânica – 40 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Biotecnologia – 40 vagas – noturno

Câmpsus Palhoça Bilíngue
Técnico Integrado em Comunicação Visual - 40 vagas – vespertino

Câmpus São Carlos
Técnico Subsequente em Agropecuária – 40 vagas – noturno
Técnico Concomitante em Edificações – 40 vagas – noturno (curso ofertado pelo Câmpus São Carlos, no município de Palmitos - SC)

Câmpus São José
Técnico Subsequente em Refrigeração e Climatização – 54 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Telecomunicações – 25 vagas – noturno

Câmpus Tubarão
Técnico Concomitante em Administração – 40 vagas – vespertino
Técnico Subsequente em Administração – 40 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Eletrotécnica – 40 vagas – noturno
Técnico Subsequente em Logística – 40 vagas - noturno

Câmpus Xanxerê
Proeja Ensino Fundamental em Informática para o ensino fundamental – 35 vagas - noturno