Porto Itapoá recebe Prêmio Via Viva do Ministério da Infraestrutura

Premiação reconhece o porto privado como o mais sustentável do país

O Porto Itapoá, localizado no litoral norte de Santa Catarina, recebeu na última sexta-feira, dia 23 de outubro, o Prêmio Via Viva 2020 na categoria Setor Portuário, concedido pelo Ministério da Infraestrutura em reconhecimento às ações ambientais desenvolvidas.

A escolha de Itapoá pelo ministério como o mais sustentável entre os portos brasileiros teve como base o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) desenvolvido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que já havia premiado o porto em primeiro lugar entre os terminais portuários privados. Referência no setor, o IDA é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no país e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações.

A premiação ocorreu durante o evento Via Viva 2020, Seminário de Infraestrutura de Transportes, promovido pelo Ministério da Infraestrutura e reconhecido por fomentar discussão sobre temáticas socioambientais relevantes para o setor portuário.  O prêmio foi recebido pelo diretor do Porto Itapoá, Roberto Pandolfo, que falou do compromisso do porto com a sustentabilidade como um dos três pilares de atuação.

“Nossa atuação socioambiental faz parte da estratégia do terminal desde o início de nossas operações e esse reconhecimento por parte do Ministério da Infraestrutura tem um fator motivador muito especial, que vai ao encontro do que entendemos ser o modelo de desenvolvimento do setor portuário no país”, disse Pandolfo.

Notícias relacionadas> Antaq divulga ranking de Desenvolvimento Ambiental dos portos brasileiros

Porto Itapoá cresce 11,3% em volume movimentado nos cinco primeiros meses do ano>

 Porto Itapoá reforça medidas preventivas e mantém movimentações

da tecnologistica.com.br

As opiniões expressas pelos autores pertencem a elas e não refletem necessariamente a opinião da Gazeta de Itapoá.