ACINI divulga Plataforma de Desenvolvimento Econômico para pré-candidaturas à Prefeitura de Itapoá

Plano da entidade é propor ao poder público uma visão objetiva e pautada nas reais necessidades de desenvolvimento econômico do município

A Associação Empresarial de Itapoá – ACINI está atuando na criação de um plano de desenvolvimento econômico para o município visando um trabalho de longo prazo que cria pilares de desenvolvimento sustentável até o ano de 2040. O desdobramento deste trabalho abriu uma oportunidade para a Associação lançar a Plataforma de Desenvolvimento Econômico de Itapoá. O objetivo, neste primeiro momento, é buscar a aceitação dessas ações por parte dos pré-candidatos a prefeito do município. Inicialmente, a plataforma trata de nove ações objetivas que, no entendimento da classe empresarial, servirão de base para alavancar a economia da cidade nos próximos anos, bem como propor o desenvolvimento sustentável do município e a qualidade de vida da população. Esta plataforma está focada em ações dirigidas aos aspectos econômicos do município, que é também o segmento de maior atuação da entidade. Outros itens, que envolvem aspectos socioambientais, constarão no projeto de longo prazo da Associação.

Plataforma de Desenvolvimento Econômico – 2021-2024

1) Programa de manutenção do patrimônio público e o cuidado com a limpeza e paisagismo da cidade para potencializar as belezas naturais.

2) Recuperação da Avenida Atlântica e Faixa de Marinha (municipalização e/ou utilização de modelos onde as ações semelhantes foram desenvolvidas com sucesso.

3) Ações para coibir ocupações irregulares e a favelização do município.

4) Regulamentação da Política Pública de segurança.

5) Implementação de Política Pública para o desenvolvimento do Turismo.

6) Gerir de forma profissional e eficaz a base de dados estatísticos, topográficos e fundiários, preferencialmente em modelagem BIM para o Município.

7) Segurança Jurídica e Simplificação de processos Administrativos (desburocratização)

8) Ordenamento da região retroportuária e do Tráfego de Caminhões, incluindo projeto para instalação de estacionamento de caminhões na região

9) Implementação de Políticas Públicas de desenvolvimento econômico em sintonia com entidades empresariais representativas.

O objetivo deste movimento, capitaneado pela ACINI, pretende envolver todas as entidades empresariais do município, para exercer papel fiscalizador e também de apoio na condução dessas ações em forma de política pública pela próxima gestão municipal. ITAPOÁ 2040

Estas ações devem avançar para um trabalho ainda mais robusto, que deve se concretizar em um Plano de Desenvolvimento Econômico, pautado em uma perspectiva para o futuro de Itapoá, denominado como ITAPOÁ 2040. As ações estão pautadas no Planejamento Estratégico da Associação, que está diretamente alinhado ao desenvolvimento do município. Este planejamento da entidade possui uma visão de trabalho, definida em conjunto com todos os associados: consolidar Itapoá como uma cidade boa de morar e boa para trabalhar, que esteja integrada e em equilíbrio, que exiba sua beleza, esteja conectada com o mundo e ao mesmo tempo seja uma cidade moderna e acolhedora, com oportunidades de emprego e renda para todos os seus habitantes.

As opiniões expressas pelos autores pertencem a elas e não refletem necessariamente a opinião da Gazeta de Itapoá.