IMÓVEIS É melhor comprar uma casa pronta ou construir em Itapoá?

Conheça as vantagens e desvantagens dessas opções e suas possibilidades de aquisição

Comprar uma casa é uma tarefa que envolve muitas despesas e também muitas dores de cabeça. Na verdade, é um dos maiores investimentos que serão feitos ao longo da vida, ou o maior para a maioria das pessoas.

Por isso é uma decisão que merece ser analisada de ponta a ponta para concluir com a opção mais favorável, especialmente se você estiver vivendo o dilema de se questionar sobre o que vale mais à pena: comprar uma casa pronta ou construir em Itapoá.

Para tanto, este post tentará ajuda-lo, dando informações mais detalhadas sobre esse processo decisivo para você que tem procurado imóveis ou analisado a possibilidade de adquirir terrenos em Itapoá! Acompanhe!

O processo de decisão para compra ou construção

A compra de uma casa envolve uma quantia considerável de dinheiro, assim como outras despesas que devem ser adicionadas. Se o que você pensa é comprar uma casa nova, será necessário prestar atenção às taxas do construtor e legalização de

sua obra. Agora, se for comprar uma casa pronta, você pode negociar com uma imobiliária, que também irá te cobrar algumas comissões.

Em ambos os casos é necessário acrescentar pagamentos, impostos, comissões ou, até mesmo, reformas e retoques da casa que escolher na cidade de Itapoá. Obviamente, você também deve levar em consideração o investimento temporário, tanto o necessário para a busca da casa para comprar, que geralmente é uma fase bastante longa do processo, como a negociação, tanto com vendedores quanto com bancos, no caso de um empréstimo imobiliário de financiamento a ser negociado.

E o último é algo muito frequente na compra de uma casa, por isso quase deve ser um dado adquirido. Em tempos de crise como os que vivenciamos nos últimos anos, todas essas despesas podem ser um grande esforço para a maioria das famílias ou tornar-se uma barreira insuperável para muitas outras que tiveram que se restringir ao mercado de aluguel.

Terreno: alternativa tradicional à compra de uma casa

Ao comprar uma casa, seja uma casa com terreno ou um apartamento em áreas urbanas, muitas pessoas têm se interessado em avaliar a opção de comprar terras para construir. Essa era certamente uma opção mais interessante para quem procurava uma casa com terreno à venda, mas também era algo muito usado por quem tinha um orçamento menor e ainda queria ter uma casa própria.

Em termos gerais, pode-se dizer que construir uma casa em vez de comprá-la poderia ser mais barato, pois o terreno à venda geralmente tem preços bastante acessíveis e, em seguida, uma casa completamente personalizada pode ser projetada para ajustar o orçamento de modo personalizado para as necessidades e possibilidades de cada um.

Mas construir em vez de comprar em Itapoá também vem de outras circunstâncias e exige que muitas famílias de hoje procurem casas que desejam comprar e não encontram. E, ao procurar uma casa com terrenos, muitos deles já têm alguns anos, mas, acima de tudo, as características não se encaixam tanto nas necessidades atuais da maioria das famílias.

A isto devemos acrescentar que as casas maiores são muito mais difíceis de aquecer no inverno, com os consequentes custos que isso implica, e ainda mais se levarmos em conta que os materiais com os quais ela foi construída anos atrás nem sempre eram da qualidade ou eles tiveram o isolamento de que hoje parecem quase essenciais quando se trata de construção.

Mas cuidado, porque a opção de construir em vez de comprar casas à venda em Itapoá não é uma solução simples. Existem também outras desvantagens e, é claro, benefícios de comprar uma casa em vez de construir uma casa personalizada: tudo dependerá do quanto você pode esperar, gastar e sonhar!

Vantagens e desvantagens de comprar uma casa em vez de construir

A maior vantagem de comprar uma casa em vez de construir uma em um terreno é, certamente, o tempo que será dedicado à conclusão da operação. Ou seja, os prazos para busca, seleção, negociação e procedimentos são praticamente os mesmos, mas todo o processo de projeto e construção é eliminado, o que leva pelo menos alguns meses a esperar até que o trabalho seja concluído.

É verdade que muitas pessoas preferem construir ao invés de comprar uma casa com terra por razões econômicas, pois, provavelmente, economizam alguns milhares de euros. Mas também é verdade que construir uma casa em Itapoá assim como em qualquer lugar não é algo simples e você precisa ter certos conhecimentos e contatos. Caso contrário, além de esperar muito mais tempo, são assumidos muitos riscos maiores que também podem levar a despesas subsequentes indesejadas.

Além disso, hoje, com o estado do mercado imobiliário, os preços de compra de uma casa caíram consideravelmente em comparação com o que eles assumiram há alguns anos. Por esse motivo, talvez a diferença econômica entre comprar uma casa e construí-la não valha a pena para alguém que valoriza o imediatismo e pretende salvar a maioria dos problemas que a construção acarreta.

Então, é melhor comprar uma casa ou construí-la em Itapoá?

Não há resposta definitiva ou única. Como em todas as operações imobiliárias, a solução pode depender de diferentes fatores pessoais e, eventualmente, da sua realidade financeira e do mercado imobiliário em geral, especialmente o da cidade de Itapoá.

O que parece claro é que, como os preços das casas são hoje, com um pouco de tempo investido na pesquisa e um pouco de paciência, você pode encontrar opções para todos os gostos e a preços muito mais acessíveis que ajudam a economizar. As economias de construção de uma casa são geralmente estimadas entre 10% e 20% em relação à compra de uma casa pronta, dependendo do tipo de moradia e terreno.

Mas, voltando ao fator temporário, essa economia pode ser menos atrativa quando a espera para obter a nova casa é prolongada, pelo menos, alguns meses, e a dedicação e envolvimento por parte do comprador deve ser muito mais intensa.

Concluindo, nossa recomendação atual não é descartar a opção de construir uma casa, mas sempre procurar e testar primeiro pessoalmente, ou através de uma imobiliária, as alternativas existentes para novas casas à venda ou casas com terrenos já preparados no momento em que você deseje ter sua casa própria. Pesquise muito! Valerá a pena!

Gostou deste artigo? Compartilhe este post em suas redes sociais, para que mais pessoas possam aprender um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de se comprar uma casa pronta ou construir do zero!

As opiniões expressas pelos autores pertencem a elas e não refletem necessariamente a opinião da Gazeta de Itapoá.